Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

Sul do Piauí brilha na popularização da ciência e inspira jovens para o futuro

Compartilhar:

O Sul do Piauí está ganhando visibilidade nacional no campo da popularização da ciência, graças ao trabalho dedicado do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em São Raimundo Nonato. Em outubro de 2024, o evento “MUV – Ciência em Movimento” reuniu estudantes, professores e a comunidade em um grande festival de ciência e tecnologia, focado em inspirar a próxima geração e promover o desenvolvimento sustentável.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), Yasmin Lima, participou, no último dia 16 de outubro da abertura do “MUV: Ciência em Movimento”, no IFPI de São Raimundo Nonato. “Foi uma oportunidade única para conhecermos esse projeto, excelentemente tocado pela professora Lucimara Zachow, importante figura para o letramento científico no sul do Estado. A SIA apoia a iniciativa e se coloca à disposição para dar sustentação às próximas oportunidades de informar, envolver e fomentar o interesse científico na população piauiense”, declarou Lima.

Idealizado pela coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFPI, Lucimara Zachow, o MUV vem se consolidando como um importante espaço de troca de conhecimentos e incentivo ao interesse científico. Na edição deste ano, que aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 14 e 20 de outubro, o evento contou com a participação de mais de 800 alunos, vindos de escolas estaduais e municipais, e envolveu cerca de 40 projetos de pesquisa apresentados por estudantes.

MUV em São Raimundo Nonato

Para muitos, o ponto alto foi a Mostra MUV, uma feira municipal de ciências que revelou talentos e promoveu um intercâmbio de ideias entre jovens da região. “O envolvimento foi muito além do esperado. Tivemos a participação de sete escolas e do IFPI, e a premiação do melhor projeto aconteceu em uma cerimônia na praça pública, reunindo a comunidade e celebrando o trabalho dos jovens cientistas”, destaca Lucimara.

Um grupo de estudantes do oitavo e nono ano de uma escola municipal se destacou na Mostra MUV e ganhou a oportunidade de representar o Piauí na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília. Lá, eles apresentaram suas pesquisas e trocaram experiências com estudantes de outras partes do país, fortalecendo seu interesse pela ciência e levando o nome do estado ao cenário nacional.

A força do MUV é visível também em competições de alto nível: a equipe do IFPI, que participou da Feira de Ciências no ano passado, marcou presença na Mostratec, a maior feira de ciências da América Latina, e conquistou o quarto lugar entre quase 800 projetos inscritos. Foi uma vitória emocionante e uma prova do potencial dos jovens cientistas do Piauí.

Para 2025, a coordenadora Lucimara Zachow já vislumbra novos desafios e objetivos. A ideia é ampliar a feira, buscando envolver ainda mais escolas e transformar o MUV em um evento territorial que alcance outras cidades. “Estamos focados em conseguir novos apoios e parcerias para expandir as ações de popularização da ciência. Queremos que mais jovens tenham a chance de se envolver, aprender e se inspirar para o futuro”, afirma.

O MUV – Ciência em Movimento segue como um exemplo de como a ciência pode transformar vidas, especialmente em uma região tão rica em cultura e história como a Serra da Capivara. Para os jovens do Sul do Piauí, essa é uma oportunidade única de sonhar mais alto e fazer a diferença com o poder do conhecimento. O MUV foi apoiado financeiramente pelo CNPq e MCTI, além da FAPEPI, por meio de editais para promoção de eventos de divulgação científica e popularização da ciência no Piauí.

Compartilhar: