Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

Piauí promove capacitação em IA para desburocratizar e otimizar o serviço público

Compartilhar:

Nessa quarta-feira (13), o Governo do Piauí deu um importante passo para transformar o serviço público estadual. A primeira masterclass de uma série do programa “CapacitIA” reuniu mais de 20 gestores de vários órgãos, como as secretarias de Administração (SEAD) e Segurança Pública (SSP), além da Coordenadoria de Comunicação (CCom) e  Gabinete Militar (Gamil). 

O principal objetivo é fazer com que estes líderes utilizem ferramentas de inteligência artificial como algo que facilite o trabalho diário dos servidores e otimize processos internos. Esta ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e a SEAD, por meio da Escola de Governo (Egepi).

IMG-20241114-WA0358.jpg

O secretário da SIA, André Macedo, destacou a importância da iniciativa e o potencial de transformação que a IA pode trazer para o setor público. “Reunimos mais de 20 líderes e gestores do Estado para mostrar ferramentas e boas práticas de IA para a desburocratização do serviço público, que é uma das missões da SIA”, explicou. 

IMG-20241114-WA0359.jpg

Para Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da SIA, a masterclass representa o primeiro passo de um programa robusto que visa incluir a IA nas rotinas do serviço público. “A ideia desse evento é ser o pontapé inicial de um programa que chamamos de ‘CapacitIA’, cujo objetivo é capacitar servidores do Estado para o uso de IA no dia a dia, aumentando a produtividade e automatizando tarefas,” afirmou Borges. Ele explicou que, após a masterclass, haverá cursos de 20 horas para capacitar servidores em IA, incluindo práticas como engenharia de prompt. “Essas pessoas serão os replicadores do uso de IA em cada órgão”, completou.

IMG-20241114-WA0361.jpg

João Carlos Souza, diretor acadêmico do PIT, reforçou a importância de realizar essa capacitação de forma escalonada. “Nossa missão é propor cursos de curta duração e alto impacto, como o CapacitIA, que visa capacitar exclusivamente os funcionários do Estado. Na primeira fase, estamos focando nos gestores para que se tornem multiplicadores em suas unidades. Em seguida, a capacitação será estendida para o corpo técnico e, por fim, para aqueles que se destacarem, haverá um treinamento ainda mais aprofundado,” explicou. 

IMG-20241114-WA0360.jpg

Eduarda Lessa, gerente de Aperfeiçoamento da Alta Gestão da Escola de Gestores, vê o projeto CapacitIA como um programa estratégico e de longo prazo. “A ideia é começar hoje difundindo o que é a inteligência artificial e como os gestores podem usá-la para melhorar processos dentro do governo” afirmou, destacando que a formação alcançará tanto gestores quanto técnicos para impactar diretamente a prática de trabalho no governo.

A diretora de Jornalismo da CCOM, Lorena Costa, uma das participantes da masterclass, comentou sobre a experiência. “Foi uma oportunidade maravilhosa para aprendermos esse tema superatual, que funciona muito para o nosso trabalho. É um tema que queremos levar para dentro da CCOM”, afirmou.

IMG-20241114-WA0364.jpg

A masterclass foi conduzida pelo secretário André Macedo, com o apoio de Fabbio Borges, e das diretoras de Economia Digital e Gestão, Rebeca Nepomuceno e de Transformação Digital e Social da SIA, Grattyelle Teles. Este é apenas o início de uma série de capacitações que promete revolucionar a eficiência e a modernização do serviço público do Piauí, colocando o Estado à frente no uso de tecnologia no setor público.

Compartilhar: