Nessa quarta-feira (13), o Governo do Piauí deu um importante passo para transformar o serviço público estadual. A primeira masterclass de uma série do programa “CapacitIA” reuniu mais de 20 gestores de vários órgãos, como as secretarias de Administração (SEAD) e Segurança Pública (SSP), além da Coordenadoria de Comunicação (CCom) e Gabinete Militar (Gamil).
O principal objetivo é fazer com que estes líderes utilizem ferramentas de inteligência artificial como algo que facilite o trabalho diário dos servidores e otimize processos internos. Esta ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e a SEAD, por meio da Escola de Governo (Egepi).
O secretário da SIA, André Macedo, destacou a importância da iniciativa e o potencial de transformação que a IA pode trazer para o setor público. “Reunimos mais de 20 líderes e gestores do Estado para mostrar ferramentas e boas práticas de IA para a desburocratização do serviço público, que é uma das missões da SIA”, explicou.
Para Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da SIA, a masterclass representa o primeiro passo de um programa robusto que visa incluir a IA nas rotinas do serviço público. “A ideia desse evento é ser o pontapé inicial de um programa que chamamos de ‘CapacitIA’, cujo objetivo é capacitar servidores do Estado para o uso de IA no dia a dia, aumentando a produtividade e automatizando tarefas,” afirmou Borges. Ele explicou que, após a masterclass, haverá cursos de 20 horas para capacitar servidores em IA, incluindo práticas como engenharia de prompt. “Essas pessoas serão os replicadores do uso de IA em cada órgão”, completou.
João Carlos Souza, diretor acadêmico do PIT, reforçou a importância de realizar essa capacitação de forma escalonada. “Nossa missão é propor cursos de curta duração e alto impacto, como o CapacitIA, que visa capacitar exclusivamente os funcionários do Estado. Na primeira fase, estamos focando nos gestores para que se tornem multiplicadores em suas unidades. Em seguida, a capacitação será estendida para o corpo técnico e, por fim, para aqueles que se destacarem, haverá um treinamento ainda mais aprofundado,” explicou.
Eduarda Lessa, gerente de Aperfeiçoamento da Alta Gestão da Escola de Gestores, vê o projeto CapacitIA como um programa estratégico e de longo prazo. “A ideia é começar hoje difundindo o que é a inteligência artificial e como os gestores podem usá-la para melhorar processos dentro do governo” afirmou, destacando que a formação alcançará tanto gestores quanto técnicos para impactar diretamente a prática de trabalho no governo.
A diretora de Jornalismo da CCOM, Lorena Costa, uma das participantes da masterclass, comentou sobre a experiência. “Foi uma oportunidade maravilhosa para aprendermos esse tema superatual, que funciona muito para o nosso trabalho. É um tema que queremos levar para dentro da CCOM”, afirmou.
A masterclass foi conduzida pelo secretário André Macedo, com o apoio de Fabbio Borges, e das diretoras de Economia Digital e Gestão, Rebeca Nepomuceno e de Transformação Digital e Social da SIA, Grattyelle Teles. Este é apenas o início de uma série de capacitações que promete revolucionar a eficiência e a modernização do serviço público do Piauí, colocando o Estado à frente no uso de tecnologia no setor público.