O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI), recebe, a partir desta segunda-feira (17) até a próxima quinta-feira (20), a Missão de Análise do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem por objetivo implementar o programa Piauí Mais Digital.
“Trata-se de um programa inovador que representa um passo chave na jornada da transformação digital, já em andamento pelo governo do Piauí, visando avançar nessa área, em todo Estado. A Secretaria da Fazenda é o órgão gestor/executor do Programa, que, inicialmente, será implementado pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI)”, explica o Superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz.

A partir da implementação do programa, estão previstos resultados como uma governança mais eficiente e transparente; aumento do índice de transformação digital do estado e da participação cidadã, por meio da modernização e ampliação da infraestrutura; redução da exclusão social por meio da economia digital; fortalecimento da economia digital com novas tecnologias, empresas e competitividade; redução do desmatamento, controle efetivo dos recursos hídricos e diminuição das queimadas.
Além disso, visando a diversidade de gênero, o programa buscará aliar a inteligência artificial (I.A) e a formação de capacidades digitais, reduzir a violência doméstica e promover a inclusão social e econômica de populações vulneráveis, como comunidades quilombolas.

O secretário da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), André Macedo, ressaltou a visita da comitiva ao Piauí, como parte da parceria entre o Governo Federal e o BID no projeto “Piauí Mais Digital”. Na ocasião, os especialistas do banco discutirão com o governo estadual estratégias para a transformação digital, com foco na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e nas áreas de economia digital e inteligência artificial, sob a coordenação da SIA.
“Durante toda essa semana, essa comitiva vai discutir com o governo as ações de transformação digital, mais fortemente relacionadas à nossa empresa de tecnologia, a Etipi, e à parte de economia digital e inteligência artificial com a nossa SIA”, destacou o gestor. A agenda inclui reuniões e debates sobre iniciativas que impulsionam a inovação tecnológica no estado.
Serão tratados nas reuniões os seguintes temas ou componentes do programa: Transformação Digital dos Serviços Públicos e da Gestão Pública; Conectividade; Cibersegurança e Infraestrutura Digital; Economia Digital, dentre outros.

Piauí é líder e inova em Governo Digital
O Piauí é o estado líder e inovador em governo digital, sendo que neste último quesito, ocupou, na edição de 2024, o 3º lugar com maior avanço no Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), portanto, é um parceiro chave do BID.
O estado inovou ao criar a Secretaria de Inteligência Artificial, liderando a transformação digital no Brasil. E, por meio dos avanços nessa área, ainda lançou importantes programas que beneficiam a população, a exemplo da plataforma Gov.Pi Cidadão (https://pidigital.pi.gov.br/) e ainda da implantação de telemedicina, o Piauí Saúde Digital, que conecta pacientes oferecendo atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição.
Além disso, o Governo também realiza capacitações dos servidores estaduais no uso de inteligência artificial, visando modernizar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos à população.
