Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

Governo do Piauí apresenta inovações em tecnologia durante recepção a participantes do NEON 2025

Compartilhar:

O Espaço da Cidadania Digital do Governo do Estado do Piauí recebeu, nesta quarta-feira (2), uma caravana com cerca de 200 participantes do Nordeste On (NEON). A visita técnica foi uma prévia da programação oficial do maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, que começa nesta quinta-feira (3), em Teresina. A comitiva reuniu especialistas, empreendedores, técnicos de instituições públicas e privadas, além de entusiastas do ecossistema digital de diferentes estados do país que conheceram as iniciativas do Estado ligadas à tecnologia e inovação.

A recepção foi iniciada pelo diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha, que destacou a trajetória de inovação do Piauí na área de identificação civil e criminal. “O instituto leva o nome do teresinense Félix Pacheco, pioneiro na adoção das impressões digitais como método de identificação no Brasil. Ele fundou o primeiro banco de dados datiloscópicos do país, que se tornou referência nacional”, destacou o gestor.

Mascarenha falou ainda sobre os avanços atuais no uso da tecnologia para garantir cidadania à população piauiense. “Hoje, 35% da população do Piauí já possui a carteira de identidade digital. Nosso instituto está diretamente vinculado ao Gabinete do Secretário de Segurança, porque entendemos que a identificação é um direito fundamental do cidadão. Além disso, temos um Instituto de Biometria Forense ligado à Polícia Científica, o que nos permite uma atuação integrada e mais eficiente nas frentes civil e criminal”, explicou o diretor.

O secretário da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, apresentou aos visitantes o conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela atual gestão com foco na transformação digital. “Temos o compromisso de tornar o Piauí no estado mais digital do Brasil. Isso significa colocar o cidadão no centro das políticas públicas — o que chamamos de cidadãocentrismo. Já implantamos o programa Saúde Digital, o BO Fácil, tornamos obrigatórias as aulas de inteligência artificial nas escolas da rede estadual, criamos a Faculdade PIT e o CapacitIA, voltado à formação de servidores públicos em IA”, destacou o gestor.

Fotos: PH Silva
Fotos: PH Silva

Macedo também apresentou o SoberanIA, modelo de linguagem natural (LLM) desenvolvido no Piauí a partir de um conjunto de dados locais, limpos e desduplicados. “É um modelo pioneiro no Brasil, pensado para promover soberania tecnológica, independente de big techs e valorizar nosso vocabulário, sotaque e identidade. É uma tecnologia de base aberta que já está sendo usada para melhorar os serviços aos cidadãos do Piauí”, acrescentou André.

Foto: PH Silva
Foto: PH Silva

Para muitos visitantes, a experiência foi uma inspiração. É o caso de Alan dos Santos, da cidade de Santa Inês, no Maranhão, que está desenvolvendo uma startup voltada para o uso de IA por criadores de conteúdo. “Eu estou tocando tudo sozinho, então é um desafio enorme. Mas ver como o Piauí está investindo em tecnologia, em formar pessoas e apoiar quem quer empreender, dá esperança. É assim que o Brasil vai crescer de verdade”, comentou o jovem.

Alan dos Santos, da cidade de Santa Inês, no Maranhão, está desenvolvendo uma startup voltada para o uso de IA por criadores de conteúdo (Foto: Carlos Lustosa Filho)
Alan dos Santos, da cidade de Santa Inês, no Maranhão, está desenvolvendo uma startup voltada para o uso de IA por criadores de conteúdo (Foto: Carlos Lustosa Filho)

NEON

A programação do NEON será aberta ao público nesta quinta (3), no Centro de Convenções de Teresina, com expectativa de reunir 10 mil pessoas até sexta-feira (4). O evento conta com rodadas de negócios, mentorias, painéis, arena de startups e palestras de nomes relevantes do cenário nacional da inovação. O Governo do Piauí é um dos apoiadores da iniciativa, reafirmando seu papel de destaque no cenário da transformação digital brasileira.

O secretário André Macedo também será um dos palestrantes do evento. Ele participa do painel “Inovação Aberta no Poder Público: como as startups podem transformar os serviços públicos”, que será realizado na sexta-feira, às 18h, na Arena Inova Tech.

Compartilhar: