Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

Piauí é pioneiro em seminário sobre compras públicas para inovação

Compartilhar:

Teve início, nesta quinta-feira (7), em Teresina, o 1º Seminário Estadual de Compras Públicas para Inovação, iniciativa pioneira realizada pelo Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria da Administração (Sead), Secretaria da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento tem como objetivo discutir estratégias para modernizar as contratações públicas, aproximar o poder público de soluções inovadoras e fortalecer o ecossistema de inovação no Piauí.

Durante a solenidade de abertura, o secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou a relevância histórica do momento para o estado, exaltando a recente conquista do Piauí no Índice Nacional de Transformação Digital da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

“O que vimos, após a publicação do relatório, é que o Piauí gabaritou e tirou nota máxima no ranking nacional, no ranking geral de serviços públicos digitais. O governador lidera um processo rápido, seguro e inovador de transformação digital. Isso é algo que nenhum outro estado viu acontecer na velocidade e profundidade que está acontecendo no Piauí”, frisou.

O gestor ressaltou ainda a importância de priorizar os pequenos negócios nas compras públicas, com apoio do Sebrae. “Queremos que a administração pública contrate primeiro os pequenos. Isso gera, além de mais oportunidades de renda para a população, uma economia importante de recursos”, completou o secretário.

Foto: Fracisco Leal
Foto: Fracisco Leal

Gláucia Mendes, representante da ABDI, destacou a importância das compras públicas como instrumento de transformação social em âmbito nacional. Ela elogiou a curadoria do evento, ressaltando a diversidade dos participantes, e falou sobre a missão da ABDI em fomentar a inovação. “A ABDI criou o escritório de compras públicas para inovação Webtech com o objetivo de mostrar que é possível realizar essas compras, mesmo sabendo que não é um processo fácil. Estamos aqui para aprender, trocar experiências e fortalecer essa prática”, pontuou.

A diretora de Economia Digital e Gestão da Secretaria da Inteligência Artificial do Estado (SIA), Rebeca Nepuceno, enfatizou a articulação com a ABDI para viabilizar o evento e a missão da secretaria em fomentar a inovação pública. “A SIA articulou a vinda da ABDI para o Piauí, juntamente com a Sead. Trazer um evento como este faz parte das nossas missões, da nossa competência. Nosso reconhecimento na premiação da ABEP-TIC é a prova disso. É importante que a equipe técnica saiba como contratar iniciativas inovadoras e que promovamos essa inovação tanto do lado da oferta quanto do lado da demanda”, ressaltou.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Representando o Sebrae, o diretor técnico Delano Rocha reforçou a importância da legislação que rege as compras públicas de inovação. “O Sebrae apoia esse esforço do governo para levar conhecimento e capacitação aos jurídicos das prefeituras e órgãos públicos, para que possam usar essa legislação inovadora que fortalece a inovação no estado”, disse Delano.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Na oportunidade, também foram lançados os editais do Hackathon de Compras Públicas por Inovação e do Programa Contrata MEI, além da assinatura do termo de adesão do Contrata+Brasil. Ao longo da programação, os participantes acompanharão painéis temáticos, como casos de utilização de plataforma de compras públicas para inovação, mesas-redondas e apresentações. O evento segue até sexta-feira (08), na sede do Sebrae Piauí.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Álbum de fotos relacionado

Seminário Estadual de Compras Públicas para Inovação no Piauí

Fonte: Secom

Compartilhar: