O Governo do Estado por meio da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), realizou, nesta quinta-feira (11), a masterclass do programa CapacitIA na Câmara Municipal de Teresina. O tema da aula foi “Tecnologia e Inteligência Artificial na Gestão Legislativa” e reuniu servidores do Legislativo municipal interessados em conhecer o potencial das ferramentas de IA aplicadas ao serviço público.
O secretário de Inteligência Artificial, André Macedo, destacou a relevância da parceria institucional. “Recebemos o convite do presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, e estamos aqui trazendo esse treinamento porque entendemos que a transformação digital não deve se restringir apenas ao Executivo, mas alcançar todo o Estado. É um movimento que aproxima as instituições e fortalece a inovação no Piauí”, afirmou.

O presidente da Câmara ressaltou o papel da educação na qualificação dos servidores. “A Escola do Legislativo Firmino Filho tem como política permanente oferecer cursos e capacitações que façam diferença no dia a dia dos servidores. Trazer um tema atual como a inteligência artificial é fundamental para modernizar a gestão legislativa e preparar o Parlamento para os desafios do futuro”, disse.
Já o diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da SIA, Fabbio Borges, frisou que o programa está ampliando horizontes. “O CapacitIA está expandindo seu escopo de atuação para órgãos externos ao Governo do Estado, como o Ministério Público e agora a Câmara Municipal, mas sem deixar de lado a oferta contínua de capacitação para os servidores estaduais. Em outubro, iniciaremos um novo ciclo voltado especificamente para os órgãos do Executivo”, explicou.

Capacitação em IA
Desde o seu lançamento, em novembro de 2024, o CapacitIA já atendeu cerca de 800 servidores estaduais em ferramentas de inteligência artificial. O programa também conta com a modalidade CapacitIA Autonomia Digital, voltada à alfabetização digital de cidadãos. Nessa frente, mais de 200 piauienses já foram atendidos em Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri, em parceria com o Orçamento Participativo Digital (OPA).
Além da Câmara Municipal de Teresina, outros parceiros institucionais já aderiram ao programa, como o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Em breve, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também contará com turmas de capacitação em inteligência artificial, ampliando ainda mais o alcance do projeto.
