Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

CapacitIA avança para terceira etapa e desenvolve assistentes virtuais para secretarias do Piauí

Compartilhar:

A terceira etapa do CapacitIA, programa de capacitação em inteligência artificial promovido pelo Governo do Piauí, teve início no último sábado (14). Nesta fase, os servidores que participaram da segunda etapa avançam em seus estudos, aprimorando os assistentes virtuais desenvolvidos anteriormente. Trabalhadores da Secretaria da Administração (Sead) foram os primeiros a ingressar neste ciclo que também terá o acompanhamento da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) até a conclusão das novas ferramentas.

O superintendente de Gestão da Sead, Pedro Cabral, destacou a importância da iniciativa para modernizar a administração pública. “O objetivo é capacitar agentes públicos para utilizar inteligência artificial e melhorar a entrega de serviços dentro da secretaria”, afirmou.

O diretor da Escola de Governo do Piauí (Egepi), Carlos Alberto Moura, explicou que o CapacitIA foi concebido como uma política de estado voltada à inovação na gestão pública. “O programa começa com uma masterclass para líderes, como secretários, superintendentes e diretores, proporcionando uma visão estratégica sobre inteligência artificial. Em seguida, os servidores participam de um curso intensivo de 20 horas, aprofundando o conhecimento sobre ferramentas e aplicações. A terceira etapa é um workshop dedicado ao desenvolvimento de soluções específicas para cada secretaria, permitindo a criação de assistentes virtuais alinhados às necessidades institucionais”, detalhou.

O diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da SIA, Fábbio Borges, enfatizou o caráter prático desta nova fase. “O foco é desenvolver um agente autônomo especializado em licitações, tornando o processo mais eficiente. Embora estejamos começando com a Sead, essa fase será ampliada para outras secretarias, fortalecendo o uso da inteligência artificial na gestão pública”, adiantou.

O CapacitIA integra a estratégia do Governo do Piauí para impulsionar a transformação digital no setor público, promovendo o uso de inteligência artificial como ferramenta de modernização e eficiência. A iniciativa é conduzida pela SIA, em parceria com a Sead, por meio da Egepi, e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).

Compartilhar: