Os servidores da Secretaria da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) foram os protagonistas da 18ª turma do CapacitIA, programa pioneiro, do Governo do Piauí, que forma servidores públicos no uso de inteligência artificial, a fim de modernizar a gestão e melhorar a prestação de serviços à população.
Ao final das 20h de curso, os servidores da SIA apresentaram proposta de assistentes que usam IA para resumir textos em sites, auxilío na gestão de processos licitatórios e de consulta de documentos extensos.
Esse grupo encerra o primeiro ciclo, que passou por 44 órgãos estaduais e beneficiou cerca de 800 servidores, com resultados expressivos e a promessa de expansão.
O coordenador de Formação em IA da SIA, Joselito Júnior, fez um balanço positivo do CapacitIA. “Encerramos esse primeiro ciclo com a sensação de dever cumprido. Foram muitas turmas, muitas ideias compartilhadas e, principalmente, muitos servidores impactados por uma nova forma de pensar a gestão pública”, detalhou.

O secretário da Inteligência Artificial, André Macêdo, destacou o papel estratégico do programa no cenário piauiense. “O CapacitIA é mais do que um curso. Ele representa um novo jeito de governar. Ao investir na qualificação dos nossos servidores, o Estado do Piauí reforça seu compromisso com a inovação, com a melhoria dos serviços públicos e com o protagonismo tecnológico. O governador Rafael Fonteles teve a coragem de criar a SIA justamente para colocar o Piauí na vanguarda da tecnologia e estamos trabalhando com esse propósito”, afirmou.

Futuro
O CapacitIA contabiliza, até o momento, nove masterclasses voltadas para gestores, 18 cursos com 20h de duração focados em servidores públicos e três workshops que consolidaram as habilidades em projetos práticos com IA. No total, 44 órgãos estaduais participaram da iniciativa, que agora será expandida para outras instituições, com um segundo ciclo de formações já sendo planejado.
“Já temos confirmadas parcerias com órgãos como a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que demonstraram interesse em aplicar essa metodologia em suas equipes. Nossa ideia é continuar formando multiplicadores e mostrando que a inteligência artificial pode e deve ser usada de forma ética, eficiente e estratégica na gestão pública”, reforçou Joselito Júnior.
O CapacitIA é uma realização da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA), da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), com apoio da Escola Fazendária. As formações integram a política estadual de transformação digital, promovendo inclusão, modernização e eficiência no serviço público piauiense.