Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

CapacitIA promove quinta masterclass com órgãos ligados ao desenvolvimento econômico do Piauí

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (12), foi realizada a quinta masterclass do CapacitIA, reunindo órgãos ligados ao desenvolvimento econômico do Estado. O evento contou com a participação da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Investe Piauí. Durante a capacitação, foram apresentadas ferramentas de inteligência artificial aplicadas à gestão pública, com o objetivo de otimizar processos, aumentar a produtividade e melhorar a tomada de decisões.

O diretor de Desenvolvimento de IA da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA), Fabbio Borges, destacou a importância da IA para a modernização dos órgãos estaduais. “A masterclass tem o objetivo de sensibilizar diretores, presidentes e superintendentes sobre o uso da inteligência artificial, apresentando ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia, como o ChatGPT e o Gamma, que auxiliam na criação de apresentações e na análise de relatórios. Para ele, essas tecnologias podem facilitar o trabalho e melhorar a eficiência dos serviços públicos”, declarou.

a4178886-77f2-4780-860c-28321b0d5c3d.jfif

O presidente da Badespi, Feliphe Araújo, ressaltou como a inteligência artificial pode impactar positivamente o trabalho da agência. “Os conhecimentos assimilados aqui serão fundamentais para melhorar a produtividade, reduzir custos e proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente aos cidadãos”, afirmou.

A diretora de Negócios do Hidrogênio Verde na Investe Piauí, Kárita Allen, enfatiza a relevância da capacitação para aprimorar os processos da instituição. “A masterclass proporciona uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre IA, permitindo a otimização de diversas atividades e garantindo mais agilidade e eficiência na rotina de trabalho”, assegura.

A gerente de Indústria da SDE, Débora Amorim, também compartilhou sua visão sobre a iniciativa. “Estamos empolgados para aplicar o aprendizado na secretaria. A IA ajudará a desburocratizar processos, melhorar projetos e otimizar a gestão de agendas e a elaboração de relatórios. Essa capacitação será um diferencial para toda a equipe”, acredita.

Paralelamente à masterclass, estão sendo ministradas as aulas da sétima turma voltada para servidores do CapacITIA, com os trabalhadores da Secretaria de Educação (Seduc).

CapacitIA

O CapacitIA é um programa de capacitação voltado para a qualificação de servidores públicos estaduais, com foco na aplicação da inteligência artificial na administração pública. Desenvolvido pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) o programa é executado em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi) e do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) em três etapas. 

A primeira é voltada para gestores e tem o objetivo de sensibilizá-los sobre o impacto da IA na gestão pública e nas atividades institucionais. As etapas seguintes são destinadas aos servidores, com foco na qualificação e na especialização. Os participantes aprendem a utilizar ferramentas tecnológicas e metodologias aplicadas aos processos administrativos para, finalmente, desenvolverem soluções estratégicas baseadas em inteligência artificial.

Compartilhar: