Nesta quarta-feira (9), gestores e representantes de seis órgãos estaduais participaram da sétima edição da Masterclass do CapacitIA, programa que tem promovido a transformação digital no Governo do Piauí por meio da formação de servidores públicos no uso de inteligência artificial. O encontro foi realizado no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) e contou com a presença de integrantes das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir), da Agricultura Familiar (SAF), da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), além dos institutos de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi) e de Terras do Piauí (Interpi).

Responsável por conduzir a atividade, Fábbio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), destacou a importância da iniciativa como estratégia de modernização do Estado. “Hoje, realizamos a sétima edição da Masterclass do CapacitIA e foi mais uma oportunidade valiosa de mostrar como a inteligência artificial pode ser aplicada no serviço público de forma prática e transformadora. Recebemos servidores comprometidos, dispostos a entender o potencial dessas ferramentas para tornar os processos mais ágeis, eficientes e próximos da realidade de cada órgão. O entusiasmo dos participantes mostra que estamos no caminho certo ao promover a inovação como política de Estado no Piauí”, afirmou.
Entre os participantes, Aline Lima, auditora fiscal ambiental da Semarh, avaliou positivamente a formação. “Participar da Masterclass de IA foi uma experiência surpreendente pela quantidade de informações e novidades apresentadas. Com certeza, isso vai agregar e potencializar o nosso trabalho dentro da secretaria, proporcionando um serviço de mais qualidade tanto para a população quanto para o meio ambiente”, declarou.

Thainara Fernandes de Sousa, coordenadora de RH da Sada, enfatizou o impacto direto da inteligência artificial no cotidiano dos servidores. “Cada secretaria e cada setor tem uma grande demanda de atividades e a IA vem para somar, melhorar e otimizar nosso tempo e nossos resultados. Essa capacitação foi essencial. O curso veio como uma verdadeira mão na roda, ajudando na organização e no desempenho dos serviços diários”, avaliou.

Três etapas para a transformação digital
A Masterclass é a primeira fase do CapacitIA e tem como foco sensibilizar gestores, superintendentes e diretores sobre o potencial da inteligência artificial na administração pública. A partir dessa etapa, os próprios gestores indicam servidores de suas equipes para participarem da segunda fase: um curso intensivo de 20 horas, voltado para o uso prático de ferramentas de IA no dia a dia dos órgãos.
Na terceira e última etapa, os servidores são convidados a desenvolver soluções personalizadas, como assistentes virtuais, voltadas às demandas específicas de cada secretaria, consolidando o conhecimento adquirido nas fases anteriores e aplicando-o na prática.
O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí, promovida pela SIA, em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). O programa tem fortalecido a política de inovação do Estado e promovido uma nova cultura digital no serviço público piauiense.