Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

Idosos assistidos pela Sasc participam de curso sobre uso seguro e eficiente de tecnologias digitais

Compartilhar:

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) participa, nesta terça-feira (21) e quinta-feira (23), da segunda turma do curso CapacitlA – Autonomia Digital. Promovido pela Secretaria de Inteligência Artificial do Piauí (SIA), o curso tem como objetivo auxiliar os idosos a evitar fraudes online, utilizar a tecnologia para facilitar tarefas diárias e se conectar com o mundo digital de forma autônoma e segura.

As aulas estão sendo ministradas no Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, na Rua Clodoaldo Freitas, 729, em Teresina.

O CapacitlA oferece aulas práticas e acessíveis, com foco no uso seguro e eficiente de tecnologias digitais. As aulas de formação em Políticas Públicas serão ministradas pela  coordenadora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa da Superintendência da Pessoa Idosa da Sasc, Fabiana Almeida, que participará da primeira à quarta turma do curso.

Coordenadora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa da Sasc, Fabiana Almeida (Foto: Ascom Sasc)

As aulas da primeira turma, ministradas nos dias 14 e 16 de outubro, foram destinadas a idosos do projeto de extensão da Uespi. A segunda turma começou nesta terça-feira (21) para idosos assistidos pela Sasc. A terceira turma terá aulas nos dias 28 e 30 de outubro, voltadas aos idosos do Centro de Convivência da Semcaspi e ao público em geral. A quarta turma, nos dias 02 e 06 de novembro, atenderá idosos assistidos pelo projeto de extensão da UFPI.

O conteúdo do CapacitIA – Autonomia Digital inclui organização do aparelho, criação e recuperação de senhas e e-mail, uso consciente de aplicativos, higiene digital, configurações de acessibilidade e dicas para prevenção de golpes — sempre com exercícios no próprio celular.

Foto: Ascom Sasc

Maria do Carmo Veras, 71 anos, conta que descobriu o curso ouvindo o rádio. “Quando eu ouvi essa notícia, logo me interessei. Eu preciso acabar com a dependência dos meus filhos e só com a minha liberdade digital, isso vai ser possível. Nem um uber, eu consigo chamar sozinha”, relata.

Já Irene Alves, 60 anos, quer aprender a pesquisar no celular. “Sou muito curiosa, preciso dominar o celular”, afirma.

O instrutor Luan Gomes da Costa, aluno do ensino médio de uma escola pública de Teresina, destacou a importância do trabalho com idosos. “Eu vejo que entre os jovens, há muita pressa e impaciência. A pessoa idosa é mais atenciosa em tudo”, finaliza.

Foto: Ascom Sasc

Fonte: Ascom Sasc

Compartilhar: