O Governo do Piauí está presente no NEON 2025 — maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, que começou nesta quinta (3) — com um estande voltado para a transformação digital. A iniciativa reúne órgãos estratégicos como a Secretaria de Estado da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), a Investe Piauí, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em um espaço colaborativo que apresenta soluções tecnológicas já implementadas e projetos em desenvolvimento.

Um dos destaques da participação da SIA é a experiência interativa sobre o SoberanIA, o primeiro modelo de linguagem natural (LLM) desenvolvido pelo Governo do Estado. A ação é promovida por meio de um jogo de perguntas e respostas que testa o conhecimento dos visitantes sobre a tecnologia desenvolvida no Piauí.
“Esse é um jogo que a gente desenvolveu especialmente para o NEON, para que as pessoas possam se divertir e ao mesmo tempo aprender sobre o SoberanIA, que é o grande do Governo do Estado e da SIA. Quem pontuar mais rápido e responder corretamente leva um brinde especial”, explica o gerente de Competitividade em Economia Digital da SIA, Luísa Sobral. As rodadas do jogo ocorrem a cada duas horas durante os dois dias de evento, em horários programados.
Além do jogo, o estande do Governo Digital apresenta uma série de iniciativas que vêm posicionando o Piauí como referência em inovação pública no Brasil. Os visitantes podem conhecer programas como o Saúde Digital, o BO Fácil, o CapacitIA (voltado à formação em inteligência artificial para servidores públicos), além da política pioneira de incluir o ensino de IA na rede estadual de ensino.

Para o secretário da SIA, André Macedo, a participação no NEON reafirma o compromisso do governo com o que chama de “cidadãocentrismo”. “Estamos investindo em políticas públicas digitais que colocam o cidadão no centro das decisões. O que estamos mostrando aqui no estande é que inovação não é discurso, é prática em favor das pessoas”, afirmou.
André Macedo também será um dos palestrantes do evento. Ele participa na sexta-feira (4), às 18h, na Arena Inova Tech, do painel “Inovação Aberta no Poder Público: como as startups podem transformar os serviços públicos”.