A Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA) realizou um estudo para auxiliar o planejamento de políticas públicas na área: o Relatório Interativo de Conectividade Digital no Piauí. Desenvolvido com base nos dados do Censo 2022 do IBGE, o documento apresenta um panorama detalhado sobre o acesso à internet no estado, considerando tanto os domicílios quanto os indivíduos, com recortes por estado, município, território de desenvolvimento, perfil socioeconômico entre outros pontos.
Dividido em três grandes eixos – Conectividade Residencial por Estado, Distribuição Territorial e Inclusão Digital no Piauí – o relatório traz dados comparativos com outras unidades da federação e um mergulho aprofundado nos indicadores locais, por território. Ao todo, são analisadas questões como a presença de internet nos domicílios, o número de moradores com acesso individual, além de desigualdades no acesso segundo recorte por cor ou raça (segundo classificação do IBGE), idade e condições de moradia.
De acordo com a diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, Rebeca Nepomuceno, o relatório é uma ferramenta fundamental para o direcionamento de ações públicas. “Ele se baseia em dados do Censo do IBGE e oferece uma leitura precisa sobre a conectividade no Piauí, considerando os territórios de desenvolvimento. Isso permite identificar vulnerabilidades e desenhar políticas mais eficazes de inclusão digital”, afirmou.
Entre os destaques do relatório, constam os seguintes tópicos:
- Domicílios e moradores com conectividade por estado: comparativo entre o Piauí e as demais unidades federativas, evidenciando desigualdades regionais;
- Conectividade por território de desenvolvimento: abordagem estratégica que permite a atuação localizada;
- Mapeamento por município: essencial para ações de inclusão em áreas específicas;
- Análise das exclusões digitais: interseções entre acesso à internet, idade, moradia e desigualdade;
- Acesso e desigualdade racial: dados que ajudam a compreender como o racismo estrutural afeta também a inclusão digital.
A iniciativa se alinha ao esforço do Governo do Piauí para modernizar o Estado e ampliar o acesso a tecnologias digitais como direito básico da população.
O relatório está disponível de forma interativa no site da SIA: https://sia.pi.gov.br/relatorio-de-conectividade-digital-no-piaui/.
