As secretarias de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA) e da Administração (SEAD), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e outras instituições apoiadoras, realizam, nos dias 7 e 8 de agosto, o Seminário Estadual de Contratações Públicas para Inovação. O objetivo é fortalecer a capacidade técnica e estratégica dos gestores públicos e demais atores envolvidos nas compras governamentais, promovendo o uso de metodologias inovadoras nas licitações.
O encontro contará com palestras, mesas-redonda, painéis temáticos e oficinas técnicas, reunindo cerca de 300 participantes, entre gestores públicos, prefeitos, procuradores, auditores, representantes de órgãos de controle, federação das indústrias, startups e profissionais da inovação.
Um dos destaques do evento será a oficina prática sobre a Plataforma Compras Públicas de Inovação(CPIN), ferramenta voltada para facilitar a adoção de metodologias inovadoras nas licitações públicas. Haverá também painel interativo sobre modelos de governança e compliance em compras públicas e um espaço reservado para apresentações de casos de sucesso de inovação piauienses.
A gerente de Competitividade em Economia Digital da SIA, Luísa Sobral, explica que o seminário representa um marco para o Piauí e para o Brasil. “Ao debatermos compras públicas inovadoras, construímos pontes entre gestores, controle e indústria. Queremos que a inovação seja incorporada à rotina das administrações municipais e estaduais, impulsionando eficiência, transparência e desenvolvimento local”, afirmou.
Já o secretário da Sead, Samuel Nascimento, ressalta que “a inovação nas contratações públicas é uma das chaves para modernizarmos a gestão e entregarmos melhores serviços à população. Este seminário é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento técnico e alinhar todos os atores envolvidos na construção de um Estado mais eficiente, transparente e preparado para os desafios do presente”, destacou o gestor.
O evento envolve uma articulação estratégica entre SIA, Sead e ABDI, contando com o apoio dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Piauiense de Municípios (APPM), e Procuradoria Geral do Estado (PGE‑PI). Essa união entre setores público, industrial e de inovação reforça o caráter interinstitucional indispensável à promoção de licitações mais modernas e eficientes. A proposta do Seminário Estadual de Contratações Públicas para Inovação é impulsionar um novo modelo de compras públicas, mais ágil, transparente e conectado às demandas contemporâneas da gestão pública.
