Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação – SIA

Servidores da Câmara Municipal de Teresina concluem curso de inteligência artificial pelo CapacitIA

Compartilhar:

A primeira turma do Programa CapacitIA concluiu suas atividades na tarde desta sexta-feira (26). O curso, uma iniciativa da Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho, em parceria com a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), a Secretaria de Administração (Sead) e a Escola de Governo (Egepi), teve como foco a formação de servidores públicos em inteligência artificial. Com início na última segunda-feira (22), o curso foi realizado no plenarinho da Câmara Municipal de Teresina.

Durante cinco dias, os participantes tiveram contato com conteúdos que abordaram conceitos básicos, evolução histórica, subáreas da inteligência artificial, ética, proteção de dados e práticas com prompts de comando. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado para integrar tecnologias inovadoras ao serviço público, tornando-o mais ágil e eficiente.

Foto: Regis Falcão
Foto: Regis Falcão

A coordenadora da Escola do Legislativo, Gisele Martins, destacou o impacto da ação e a grande procura pelo curso. “Hoje nós estamos encerrando a primeira turma de capacitação em inteligência artificial para os servidores públicos da Câmara Municipal de Teresina. Esse convênio faz parte de uma parceria técnica para qualificar nossos servidores, melhorar o processo de trabalho e otimizar o serviço da Câmara. A procura foi muito grande, já temos fila de espera para novas turmas e vamos avançar também para áreas como assessorias de gabinete”, afirmou.

Gisele Martins, coordenadora da Escola do Legislativo. Foto: Regis Falcão
Gisele Martins, coordenadora da Escola do Legislativo. Foto: Regis Falcão

A procuradora do Legislativo, Gisela Cutrim, ressaltou a importância do curso para a rotina de trabalho. “Eu acredito que podemos considerar um antes e depois desse curso. Não tinha ainda tido tanto contato com a inteligência artificial e, a partir do uso das ferramentas que aprendemos, tenho certeza que o trabalho vai ficar muito mais eficiente. A participação é obrigatória para quem deseja se atualizar e não ficar para trás”, avaliou.

Procuradora do Legislativo, Gisela Cutrim. Foto: Regis Falcão
Procuradora do Legislativo, Gisela Cutrim. Foto: Regis Falcão

Joselito Mendes, coordenador do Curso de Bacharelado em IA do PIT,  lembrou que o programa já qualificou servidores de mais de 40 secretarias desde sua criação, em novembro de 2024. “Começamos internamente no governo, mas agora estamos expandindo para outros órgãos. Já realizamos formações no Ministério Público, nesta semana na Assembleia e em breve teremos turmas também para a Polícia Rodoviária Federal e para a Procuradoria-Geral do Estado. O curso tem três etapas: a masterclass para gestores, o curso de 20 horas para servidores e, por fim, a oficina prática para construção de assistentes digitais”, explicou.

Joselito Mendes, coordenador do Curso de Bacharelado em IA do PIT. Foto: Regis Falcão
Joselito Mendes, coordenador do Curso de Bacharelado em IA do PIT. Foto: Regis Falcão
Compartilhar: