A Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) participou pela primeira vez do Ciência na Praça, uma ação que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Realizado na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, o evento atraiu estudantes, curiosos e o público em geral, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações.
Durante o evento, Fábio Borges, diretor de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da SIA, explicou que a principal proposta da participação da Secretaria foi desmistificar o uso da IA para a população piauiense. “A ideia é popularizar a Inteligência Artificial, mostrar como ela pode ser uma aliada no dia a dia. Trouxemos vídeos institucionais que explicam de forma didática o que é a IA e como ela pode ajudar em diversas áreas”, destacou.
No estande da SIA, os visitantes puderam assistir a vídeos educativos e participar de atividades interativas, como a criação de imagens utilizando ferramentas de IA. Borges ressaltou um exemplo inspirador envolvendo alunos do curso de Administração do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de Campo Maior. Utilizando uma ferramenta de IA disponível no estande, os estudantes criaram o logotipo de sua empresa a partir de comandos simples, explorando o potencial criativo das tecnologias apresentadas.
A iniciativa reforça o compromisso da SIA em aproximar a ciência e a tecnologia da sociedade, demonstrando de forma prática como a IA já faz parte do cotidiano e como pode ser utilizada para resolver problemas de forma criativa e eficiente. “Esse foi só o começo. Continuaremos participando de ações como essa para divulgar a ciência e a tecnologia no Piauí”, assegurou Fábio Borges.
Jovens e IA
Yasmin Lima, coordenadora de Popularização da Ciência da SIA, fez uma avaliação entusiasmada do evento. “Eu avalio que foi muito positivo e bastante divertido. Tivemos um público significativo, com uma boa circulação de pessoas na nossa tenda”, destacou. Ela ressaltou, ainda, a importância da presença de estudantes do ensino médio. “Um dos nossos objetivos é alcançar essa população jovem, que ainda tem muito a oferecer ao estado do Piauí”, afirmou.
Os servidores da Secretaria participaram em peso da atividade e mostraram o compromisso da SIA em fortalecer a relação entre a tecnologia e o público piauiense.