Na última quinta-feira (10), a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Piauí (SIA) sediou a reunião oficial do Comitê Técnico de Segurança e Governança de Dados (CTSGD), instituído pelo Decreto nº 23.711/2025. O encontro marcou o início dos trabalhos deste grupo estratégico responsável por coordenar e monitorar a governança, a segurança e o uso compartilhado de dados no âmbito da administração pública estadual.

A reunião foi conduzida por Venceslau Felipe Oliveira, presidente do Comitê, que deu leu os decretos que regulamentam a criação do CTSGD e nomeiam seus membros. Em seguida, foi definido o funcionamento do comitê, que terá reuniões ordinárias — com periodicidade mensal e possibilidade de encontros extraordinários —, além de feito um diagnóstico sobre o atual cenário da governança de dados no Estado.
Durante a apresentação do panorama, foram destacados os sistemas e bases de dados estratégicos já existentes, bem como os principais desafios enfrentados, como segurança da informação, interoperabilidade entre órgãos e a necessidade do uso eficiente dos dados públicos. Nesse contexto, ficou estabelecida como prioridade a unificação das iniciativas existentes e a consolidação de boas práticas voltadas à gestão e proteção de dados sensíveis da população.

Para Márcio Barros, auditor setorial da Secretaria de Fazenda (Sefaz) na SIA, “a criação do CTSGD é um marco para o Estado. Estamos diante de um novo patamar de maturidade institucional em relação ao tratamento de dados. Nosso papel será fundamental para garantir que os dados sejam usados com responsabilidade, transparência e em benefício direto da população”.
Com isso, o Estado do Piauí dá início a uma nova fase em sua política de dados, alinhando-se às melhores práticas nacionais e internacionais no que diz respeito à segurança digital e à governança pública baseada em evidências.

O Comitê Técnico de Segurança e Governança de Dados conta com integrantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), da Secretaria da Administração (SEAD) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi).